quinta-feira, 5 de maio de 2011

Escultor do Dia: Ricardo Velosa

Olá! Foi introduzido um novo segmento no blog: Escultor do Dia, onde apresentamos alguma informação sobre os artistas reponsáveis pelas obras que foram e serão apresentadas no blog.  Hoje, é favor de conhecer, o senhor Ricardo Veloza.

Ricardo Jorge Abrantes Velosa, nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, a 3 de Janeiro de 1947, filho de Henrique de Ascenção Velosa e de Maria Leonor Abrantes Velosa.
                Licenciado em Escultura pela Academia de Belas Artes da Madeira. Professor no Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira. Autor de diversas obras de esculturas, entre as quais destacamos: Cristóvão Colombo, Porto Santo; Autonomia da Madeira; Revolta da Madeira em 1931 e Anjo Caído, Funchal.
http://www.youtube.com/watch?v=qXO0RaKE2IU&feature=player_embedded#at=16

1º Paragem - Anjo Caído

Começamos a nossa primeira paragem no nosso itinerário. Assim, como indicamos no mapa do último post, a primeira estátua referida é ‘Anjo Caído’ do escultor Ricardo Velosa.
   Monumento em homenagem a Assicom 
                Estátua representando uma figura humana com asas, sustentado por uma estrutura em metal. Pretende homenagear todos os que colaboraram no sector da construção civil.

A Associação dos Industriais de Construção da Madeira, denominada
Abreviadamente por ASSICOM, fundada em 18 de Julho de 1932 com sede
Na cidade do Funchal, passará a denominar-se ASSICOM -Associação da
Indústria - Associação da Construção - Região Autónoma da Madeira;
Associação sem fins lucrativos, rege-se por estes Estatutos, e vigorará por tempo indeterminado.
A ASSICOM, é constituída por empresas singulares ou colectivas nacionais ou estrangeiras, que na Região Autónoma da Madeira, se dediquem à Industria de Construção Civil e Obras Públicas e outras Indústrias.